Jovem corretor moderniza a tradicional corretora de seu pai
Os corretores de seguros Adam e Vagner
A Ternura Seguros foi fundada há 33 anos na cidade de Tatuí, interior de São Paulo, por Vagner de Jesus Galhardo, que vinha de carreira em seguradora. Sendo a primeira corretora de seguros local, leva no nome o apelido da cidade – Tatuí e conhecida como “a cidade ternura” e por isso as principais empresas de cada segmento têm este nome (Ternura Turismo, Rádio Ternura etc).
No início deste ano, o jovem publicitário Adam Felipe Galhardo, de 29 anos, filho de Vagner, assumiu a gestão da empresa e começou a modernizar os processos. Entre as mudanças, há três meses ele integrou a empresa à Lojacorr.
Adam conta que está levando ao pé da letra o slogan da empresa “Conquiste sua tranquilidade com a Ternura Seguros”. “Estou trabalhando com foco no cliente, não busco vender seguros, mas tranquilidade”, diz.
Desde que as seguradoras pararam de enviar os cartões físicos que os segurados guardavam na carteira para ter os contatos à mão na hora de necessidade, muitos segurados ficaram perdidos, por isso Adam desenvolveu cartões de cada seguradora, personalizados com a marca da Ternura.
Primeiro foram criados cartões no modelo físico. “Fizemos cartões da corretora para cada seguradora com seu 0800 e o Whatsapp”, relata. No cartão tem um QR Code que direciona para a central de atendimento com uma mensagem automática “Olá, eu preciso acionar meu seguro”. A pessoa entra e já ativa automaticamente a URA do Whatsapp da seguradora.
Com as ações de divulgação nas redes sociais e no Google, a empresa conquistou recentemente clientes em todo o Brasil, por isso Adam desenvolveu também cartões digitais.
“Toda vez que finalizamos uma venda, eu tenho um sistema de CRM de Whatsapp que identifica de qual seguradora é o cliente e envia para ele uma mensagem das Ternura Seguros: ‘Este é o contato 24 horas da [seguradora tal]. Sempre que precisar é só ligar, ou mandar uma mensagem pelo Whatsapp que rapidinho eles te atendem para te ajudar’”. Logo em seguida vai o cartão digital, que é aquele cartão interativo, onde o cliente pode clicar no ícone do 0800 e já faz a ligação, ou se clicar no ícone do Whatsapp já vai para o canal da seguradora.
Cartões desenvolvidos pela Ternura Seguros para melhor atendimento ao segurado
Adam conta que seu pai costumava enviar as cotações ao cliente e apontar qual ficou mais em conta. No novo atendimento, Adam explica por ligação ou áudio de Whatsapp cada detalhe do que está sendo contratado, todas as coberturas e assistências. “Tiro do cliente a visão de que ele está perdendo dinheiro, eu mostro valor, com isso é difícil pedirem desconto”, garante.
“Quando entrei comecei a ver a necessidade do cliente e não a minha. Havia coberturas e assistências que nem nós conhecíamos para poder apresentar ao cliente. O primeiro passo então foi montar o site ternuraseguros.com.br. Lá apresentamos explicações sobre cada produto de seguro”, diz.
“Busco sempre me colocar no lugar do cliente, por isso agilizamos muito o atendimento. É horrível quando vamos comprar qualquer serviço e a pessoa responde dois dias depois ou de forma seca. Tem um estudo que diz que se a pessoa atende nos primeiros segundos ao chamado do cliente é enorme a chance de ele fechar, passando uns minutos vai reduzindo drasticamente essa margem. Então o nosso lema é fazer o atendimento o mais rápido e da melhor forma possível”, conta.
Assim, quando o cliente escreve para o Whatsapp da Ternura já recebe automaticamente uma mensagem com a apresentação da corretora, dizendo “Olá, tudo bem? Me chamo Adam Galhardo e sou especialista em seguros, estou aqui para poder te ajudar”. A pessoa pede uma cotação e recebe a mensagem “Terei o maior prazer em fazer sua cotação”. O sistema já pede dados para que Adam insira no sistema e envie o mais breve possível.
Em 2020, a equipe da Unidade Campinas da Lojacorr visitou a corretora, conversou com Vagner, que não entendeu bem o modelo de negócios. Adam conta que quando veio para a corretora, pensou sobre o que poderia fazer para tornar o negócio mais escalável e lhe veio à cabeça a Lojacorr.
“Busquei informações, solicitei reunião com a Unidade Campinas. E aí meu pai tirou todas as dúvidas, eles foram explicando tudo e eu disse que esse é o futuro da Ternura. Mostrei ao meu pai que estavam apresentando justamente o que estávamos precisando, para dar um salto de produtividade”, afirma.
“Estamos crescendo agressivamente depois que começamos essa parceria com a Lojacorr. Estamos há três meses, sendo que começamos efetivamente a trabalhar no segundo mês, e já registramos R$ 50 mil de produção somente de seguros novos, fora nossa carteira, então tivemos um desempenho fantástico”.
“Através do sistema de CRM no Whatsapp que tenho posso mandar mensagens em massa ofertando outros tipos de produtos. Fizemos uma divulgação do seguro de moto da Suhai, por exemplo, enfatizando que os preços são a partir de R$ 45 por mês, e estamos tendo um retorno fantástico dentro da nossa própria carteira, muitos clientes nem sabiam que tínhamos outros tipos de seguros, agora vamos investir em vender mais para o mesmo cliente”.
Cartões desenvolvidos pela Ternura Seguros para melhor atendimento ao segurado